segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Caminho, a Verdade e a Vida... versus... A conduta, a aparência e a performance

“... Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6).

A mensagem de Jesus Cristo e a religiosidade são coisas diametralmente opostas. Quando olhamos para os evangelhos, constatamos que a religiosidade é pertinente aos Fariseus, Escribas, e Saduceus, não a Jesus, Ele pelo contrário, os advertiu severamente por causa da hipocrisia ao ponto de chamá-los de “sepulcro caiado”, porque a religiosidade na melhor das hipóteses gera isso, hipocrisia. Posto que está fundamentada na conduta, e na aparência, e na performance, todas estas coisas são passageiras devido ao peso da fraude e o rigor da lei que exercem sobre seus adeptos.
O evangelho da graça do Senhor Jesus não traz peso, “seu fardo é leve, seu julgo é suave”, ele é livre, leve, eficaz e sopra onde quer, assim como o vento, por isso, o evangelho da graça de Jesus não nos impõe uma conduta, porque ela é baseada na uniformidade, no padrão e exclui a diferença, mas nos convida ao CAMINHO que se baseia na unidade diversa e inclusiva, onde as diferenças são submissas ao amor fraternal. O evangelho da graça também não nos impõe aparência, tendo em vista que toda aparência pode ser fabricada como forma de camuflar quem realmente somos, e isso, também excluiria toda inconformidade com ela, porém, ele nos convida a VERDADE, que sem camuflagem, e sem nóia, mostra quem de fato somos nos levando numa viagem de fé e metanoia (arrependimento) que opera de dentro para fora a transformação necessária. Por fim, o evangelho da graça não nos impõe uma performance (desempenho). Deus não espera do seu povo desempenho funcional ou quantitativo, ele não esta ligado ao nosso tempo, sacrifício ou resultados, no entanto, ele nos convida a gozarmos da VIDA que só ele pode nos dar, vida que vive valores eternos e impraticáveis fora da graça que ele faz repousar sobre nós, vida de dependência e aceitação do seu favor imerecido.
Concluindo, na sua trajetória cristã muitas vezes o inimigo tentará te enganar oferecendo conduta, aparência e performance, Entretanto, lembre-se sempre que o evangelho é O Caminho, e a Verdade, e a Vida, só a graça nos leva ao Pai!

0 comentários: