QUE SÃO GRUPOS FAMILIARES? A Igreja de Jesus Cristo não pode ficar restrita a uma atuação em um templo, sem sentir-se impelida a proclamar a mensagem salvadora além de suas fronteiras, saindo em busca dos perdidos no lugar onde eles se encontram. E o programa de Grupos Familiares é uma das alternativas mais eficazes para que a Igreja cumpra a ordem do Mestre:IDE POR TODO O MUNDO E FAZEI DISCÍPULOS.
Evangelizar por meio de Grupos Familiares é delegar a todo o crente a mesma responsabilidade de proclamar a mensagem de salvação, visto que envolve toda a Igreja. A base do trabalho consiste em formar pequenos grupos de pessoas nos bairros, condomínios, fábricas, escolas, escritórios, hospitais ou quartéis para o estudo das Escrituras com o fim de aplicar os seus ensinos à vida.
Esse programa tem recebido diversos nomes nas igrejas: grupos familiares, grupos de vida, grupos de compartilhamento, núcleos de estudos bíblicos, células. Outro dia estive em uma Igreja que chamava seus grupos de colméias.
Grupos Familiares são grupos que se reúnem uma vez por semana, em um determinado dia e hora da conveniência de todos os participantes, com a finalidade crescendo com grupos familiares de se estudar o texto bíblico e de promover comunhão
POR QUE OS GRUPOS FAMILIARES?
Vivemos em um mundo que está em constante transformação. Mas, apesar de todas as inovações, o coração do homem continua sendo o mesmo, marcado pela necessidade da ação de Deus, livrando-o do fardo pesado do pecado.
Essa realidade exige da Igreja o resgate de um método que teve sua origem entre os cristãos primitivos, conforme o registro da Bíblia. O trabalho com Grupos Familiares não é um método novo. Ele teve a sua primeira utilização entre os primeiros cristãos. Na verdade, foi à primeira forma de organização estratégica da igreja no empenho de ganhar almas para Cristo.
Atos 5.42:
"E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo".
Atos 8.3:
"Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão".
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE EVANGELIZAR POR MEIO DOS GRUPOS FAMILIARES?
- Permite que todos tenham um contato direto com a Bíblia.
- Amplia a área de ação do crente em sua tarefa de ganhar almas para Cristo.
- Proporciona maior dinamismo ao trabalho da Igreja, criando novas chaves oportunidades de penetração na comunidade.
- Viabiliza o acesso a locais onde dificilmente se atingiria com os métodos tradicionais, como os condomínios fechados.
- Cria condições para a formação de futuras congregações.
- Tem um baixo custo financeiro.
- É um programa de fácil aplicação tanto para igrejas grandes quanto para igrejas pequenas, em qualquer localidade.
PARA QUE UMA IGREJA PRECISA DE UM PROGRAMA DE GRUPOS FAMILIARES?
- Para que a Igreja cumpra a sua missão evangelizadora.
- Para o crescimento numérico da Igreja.
- Para o envolvimento dos crentes na vida da Igreja e da comunidade.
- Para dar ênfase aos valores cristãos quanto à vida em família, relacionamento cooperativo e maturidade doutrinária na vida dos crentes.
- Para estimular a cada crente para que cumpra a sua missão como um discípulo.
0 comentários:
Postar um comentário